A necessidade de conexão é exponencial a cada dia. Na empresa, onde o alto desempenho e a necessidade de mudança de layout são necessárias, o cabeamento estruturado é um grande aliado. Em casa, onde até os eletrodomésticos se utilizam da internet, as redes Wi-Fi predominam. E a novidade é a tecnologia Powerline, em que os cabos da rede elétrica assumem mais uma função: serem condutores do sinal de rede. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas.
Cabeada
Utilizando um cabo específico denominado Ethernet UTP, sua função é transmitir dados aos demais componentes interligados a ele.
Em redes, há o cabeamento simples e o estruturado.
Cabeamento estruturado é disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout.
Algumas vantagens de uma rede estruturada:
- Confiabilidade de um maior desempenho devido as normas de implementação
- Amplia e altera implementações futuras sem perda de flexibilidade
- Com um único cabeamento é possível realizar diversas funções
- Possibilita o tráfego de qualquer tipo de sinal de áudio, vídeo, controles ambientais e de segurança (câmeras), dados e telefonia, simultaneamente
- Aumenta a vida útil para o sistema de cabeamento
Wi-Fi
Essas redes funcionam através de ondas de rádios transmitidas por meio de um adaptador, o roteador, que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena, sendo a parte principal do Wi-Fi.
Algumas vantagens de uma rede sem fio:
- Flexibilidade e comodidade de conexão
- Conservação da estética
- Conectividade com os eletrodomésticos e sistemas de automação atuais
- Permite a repetição do sinal para ampliar a cobertura
Seja na empresa ou residência, é possível ter redes mistas: Cabo e Wi-Fi. Os recursos desta tecnologia facilitam a comunicação e a interação com o mundo a nossa volta e de forma móvel, o que é mais importante.
Conhecida como PLC (Power Line Communication), a tecnologia funciona a partir do uso de uma central e um receptor compatíveis. Ao ligar a central em uma tomada e conectar o aparelho por meio de um cabo Ethernet ao roteador, está pronta a distribuição do sinal por meio da rede elétrica do ambiente. O próximo passo é instalar os receptores na tomada dos locais que desejar captar o sinal.
Rede Elétrica
Algumas vantagens de uma rede Powerline:
- Utiliza a rede elétrica para transmissão do sinal
- Permite a implantação rápida e modular
- Comodidade e flexibilidade de conexão
- Fácil instalação
Utilizada em conjunto com o Wi-Fi, esta tecnologia cobre qualquer ambiente; e ainda mais: uma prática forma de compartilhar não só a Internet, mas porque não impressoras, por exemplo.