Não basta apenas estar conectado a internet, é preciso que a conexão seja segura e de uso inteligente. Invasões e acesso indevido podem causar sérios problemas de integridade de dados e até mesmo paralisar toda a infraestrutura. Sem contar o prejuízo no uso para fins pessoais, enquanto se deveria estar produzindo; causando lentidão do link e sendo vítima fácil de vírus, spam, hackers e toda sorte de armadilhas que rodam na internet.
Somente uma arquitetura sofisticada de defesa e economia de banda é capaz de solucionar estes problemas.
O firewall desempenha a função de proteção externa, não permitindo a invasão da rede local e blindando o sigilo, tão necessário para as informações.
Com proxy é possível determinar o conteúdo aprovado para ser acessado, guardar (cache) as páginas mais visitadas e downloads no servidor local, liberando o link para outras tarefas, ter o relatório (gerenciar) do que foi acessado pelos usuários.
Esta tecnologia de Firewall / Proxy, protege também, da introdução de equipamentos “estranhos” a rede local, já que é necessária a liberação do mesmo antes da utilização. Desta maneira tablets, celulares, notebooks que queiram utilizar sua infraestrutura de rede precisarão de sua prévia autorização.