Internet na tomada elétrica? Conheça o Powerline (parte I)
Após finalmente conseguirmos um link de internet descente, nos deparamos com equipamentos como SmartTV, Vídeo Game, Notebook, Tablet entre outros, longe do alcance do roteador. Um repetidor Wi-Fi pode resolver como extensor, mas em alguns casos onde o espaço é grande ou há interferências ele será um paliativo e não dará conta. Outra maneira seria passar cabos pela casa ou escritório, algo que dificilmente haverá espaço físico na tubulação existente, até porque, cabos de rede não devem ser passados com cabos elétricos devido a interferência; somado a isto estão a estética e as possíveis obras geradas por um cabeamento novo, dificultoso não é?
Então, ao descartamos quebrar as paredes, fazer gambiarras de cabo pela casa furando paredes, ou quando temos um sinal Wi-Fi fraco, que causa perda de qualidade de download (baixar), upload (enviar) e transferência de arquivos ou impressões pela rede, entra em ação a tecnologia PLC (Power Line Communication), que utiliza os cabos elétricos já existentes para também transmitir dados – Que ótima notícia esta não? Através de um adaptador conectado em sua tomada, você transforma todo o sistema elétrico da sua casa ou escritório em uma rede de até 500 mbps. Assim, cada tomada é um ponto de acesso; é basicamente inserir a conexão em uma tomada ao lado do roteador e acessá-la nas demais – simples não? A figura abaixo ilustramos melhor como a tecnologia funciona:
Onde vemos a SmartTV imagine o que você quiser conectar, inclusive um outro roteador Wi-Fi para cobrir a área.
Mas como o sinal de dados convive com o sinal elétrico nos cabos? A resposta é: frequências diferentes. A frequência de transmissão da rede elétrica é de 50 ~ 60Hz, a tecnologia PCL utiliza a frequência de 1 ~ 30 MHz, evitando assim, que uma interfira na outra.
Testamos a cópia de um arquivo de 1 GB utilizando três tecnologias diferentes: Cabo, Wi-Fi e Powerline (PLC). O local foi uma ambiente de 6 m², com isto criamos o ambiente ideal, isento de barreiras ou interferências para o Powerline e o Wi-Fi, isto para tentar verificar o máximo das tecnologias.
- 1 roteador central TP-Link WR-841HP N de 300 Mbps de Wi-Fi e 4 portas de rede 100 Mbps.
- 2 notebooks com placa Wi-Fi N interna de 150 Mpbs, o que limitou a velocidade do Wi-Fi 300 em 150 Mpbs, e placas de rede de 100 Mbps full-duplex.
- 2 adaptadores Powerline TP-Link TL-PA4010 AV500 (imagem a baixo) de até 500 Mpbs, com placa Ethernet (rede) de 100 Mbps, o que também limitou a transferência máxima a esta velocidade.
Figura 1 – Velocidade de transferência por cabo de rede UTP cat-5e
Figura 2 – Velocidade de transferência por Powerline
Figura 3 – Velocidade de transferência por Powerline em outro cômodo
Figura 4 – Velocidade de transferência por Wi-Fi 150 Mbps sem obstáculo
Figura 5 – Velocidade de transferência por Wi-Fi com apenas uma parede como obstáculo
No próximo post faremos a análise dos resultados e compartilharemos um vídeo muito instrutivo sobre a tecnologia Powerline, não perca!
Por: Adriano O. de Faria / Administrador de TI
Ajude-nos a difundir este conhecimento! Por favor, curta-o se ele foi relevante para você. Compartilhe-o com sua rede de contatos, temos certeza que muita gente resolverá seus problemas de conexão com a internet através da tecnologia Powerline, e por que não através de você?
- 0 Comentários
0 Comentários